Saúde da Mulher Grávida

Saúde da Mulher Grávida

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

15 de Agosto: Dia da Gestante!!!

Linda de ver e viver!!! Parabéns pelo seu dia, Gestante!!!
 


Grávida. Bella. Iluminada. Sagrada.



Muitas conquistas em busca da humanização no período gestacional e parto estão sendo comemoradas. Recentemente foi protocolado o Projeto de Lei que "GARANTE DOULA JUNTO ÀS GESTANTES."
Acompanhada por representantes de diversas entidades e ativistas que defendem o parto humanizado, a vereadora Juliana Cardoso protocolou nesta terça-feira, dia 12 de agosto, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei 380/14, sobre a presença de doulas durante o trabalho de parto e pós-parto, nos estabelecimentos de saúde da rede pública municipal (UBS, Casa de Parto, Maternidade, Hospitais Municipais e contratos pelo SUS). A Lei Federal nº11.108/2005 assegura a cada gestante ter um somente um acompanhante. Pelo PL, a doula se soma ao acompanhante indicado pela paciente.
As doulas dão suporte emocional e conforto à mulher e o seu companheiro antes, durante e depois do parto. A OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde reconhecem e incentivam a presença da doula por compreender as inúmeras vantagens para o Sistema de Saúde, que além de oferecer um serviço de melhor qualidade, apresenta uma significativa queda nos custos, dada a diminuição das intervenções médicas. O apoio das doulas tem atenuado consideravelmente os casos de depressão pós-parto e aumentado os índices de amamentação. "Alguns hospitais da cidade têm vedado o ingresso de doulas, obrigando a gestante a escolher entre a presença de um familiar ou a da facilitadora", comentou a vereadora. "Essa exigência representa um descaso ao direito do protagonismo feminino no momento do parto e, portanto, da autonomia sobre o próprio corpo".
Doulando!!! Suporte físico durante o trabalho de parto.
Doulando!!! Suporte emocional durante o trabalho de parto.
Na semana passada, a presença de doula foi alvo de polêmica na Casa de Parto de Sapopemba, a única da rede municipal e administrada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina). Por decisão da entidade gestora da unidade, a gestante teria que optar entre um acompanhante ou a doula. Após repercussão, a decisão foi revogada pela Secretaria Municipal de Saúde e motivou o mandato da vereadora a apresentar o Projeto de Lei.
"Esse projeto é mais um passo importante na mudança da atual cultura hospitalar, pois encara o parto como momento especial e rotineiro na vida da mulher", declarou a vereadora Juliana Cardoso. "O PL foi construído junto com as entidades e o Movimento do parto humanizado. O importante é que as doulas também estarão presentes nas consultas e nos exames pré-natal".
       
Juliana Cardoso é a imagem da mulher brasileira: trabalhadora, esposa, mãe, descendente indígena, militante do movimento popular e educadora cultural.
Nascida e criada em Sapopemba, periferia da zona leste, iniciou sua militância no Movimento da Infância e Juventude, com ênfase na defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Reeleita em 2012 vereadora com 46.757 votos, o mandato é um instrumento da luta popular, parceiro dos movimentos sociais e que atua, principalmente nas áreas de saúde, moradia, educação, direitos humanos, criança e adolescente. 
Como presidente da Comissão de Saúde da Câmara por dois anos, a vereadora, investigou e apresentou inúmeras denúncias ao Tribunal de Contas do Município, Ministério Público e Conselho de Saúde, sobre as irregularidades na antiga gestão.
Nestes cinco anos e meio foram muitos os enfrentamentos em prol de mais moradias populares e contra a especulação imobiliária, além de desafios a polícia em vários despejos na cidade. 
Seu mandato trouxe a sensibilidade da mulher na política , a ousadia dos jovens e a vivência de quem enfrenta os mesmos problemas da população carente.
Na Câmara Municipal Juliana Cardoso é a voz da periferia e dos movimentos sociais. O fato de ser jovem, mulher, mãe e da periferia faz toda a diferença. A luta e o trabalho pelo crescimento econômico e social de São Paulo continua.





Referência Bibliográfica





1. Site: http://www.julianacardosopt.com.br/noticias/projeto-de-lei-garante--doula-junto-as-gestantes. Acessado em: 15.08.2014.





Proibida a reprodução das imagens. Obrigada pela compreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário