Saúde da Mulher Grávida

Saúde da Mulher Grávida

domingo, 3 de agosto de 2014

Amamentação na Primeira Hora de Vida

De 1º a 7 de agosto, 120 países celebram a Semana Mundial de Aleitamento Materno. A data faz parte de uma história mundial focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança e é um meio de promoção da amamentação, bem como da saúde materno infantil. Desde sua criação, em 1948, a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem o aleitamento Materno como uma das ações voltadas à saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil.

A amamentação na primeira hora de vida é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e corresponde ao Passo 4 da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). Essa é uma das estratégias prioritárias para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno no País e baseia-se na capacidade de interação dos recém-nascidos com suas mães nos primeiros minutos de vida. Esse contato é importante para o estabelecimento do vínculo mãe-bebê, além de aumentar a duração do aleitamento materno, a prevalência de aleitamento materno nos hospitais e reduzir a mortalidade neonatal.

É indicado que ainda na sala de parto, nos primeiros minutos das primeiras horas de vida, aconteça a primeira ida ao seio materno. É nesse momento com o contato pele a pele, o toque suave do corpo do bebê sobre o da mãe e em especial sobre o peito, estimulam na mulher a liberação do hormônio ocitocina começando assim a descida do leite e também a contração uterina.

O leite nos primeiros dias pós-parto é chamado de colostro. Nele os fatores que protegem contra doenças estão em grande quantidade, funcionando como a primeira vacina para o bebê.


Amamentação na primeira hora de vida: Momento de afeto entre a mãe e o bebê que os ajuda a alcançarem a amamentação em excelência. Uma vitória para toda a vida!



A atriz Juliana Paes, mãe do Pedro, integrou em 2011 a Campanha da Semana Mundial de Amamentação. Ação promovida pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Pediatria.





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BOCCOLINI SC et al. Fatores associados à amamentação na primeira hora de vida. Rev Saúde Pública. 2007.

2 comentários:

  1. Amei o seu blog, minha Linda!!! Deus abençoe essa sua jornada!!! Te amo muito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, meu amor!!! Estamos nessa jornada juntos!!! Seu apoio e amor me fazem seguir em frente com fé, vontade e confiança!!!

      Excluir