Saúde da Mulher Grávida

Saúde da Mulher Grávida

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

1º. de Agosto – Dia Mundial da Amamentação

Considerando as expectativas das políticas públicas, a amamentação representa uma medida eficiente na promoção da saúde capaz de conferir à criança fatores de proteção extensivos até a fase adulta, prevenindo doenças crônicas, não transmissíveis, que requerem uma maior atenção da saúde pública, segundo o Ministério da Saúde no ano de 2002.

Além de proporcionar os nutrientes necessários para suprir a demanda nutricional e atender às especificidades fisiológicas do bebê, em se tratando de aproveitamento e absorção, a amamentação insere características funcionais capazes de assegurar proteção imunológica e favorecer o crescimento durante as diferentes etapas do desenvolvimento das crianças na infância.

Com tantos benefícios, a Organização Mundial da Saúde (OMS) realiza ações de incentivo e apoio à amamentação, recomendando oficialmente o leite materno exclusivo, até os seis meses, e prolongado até dois anos ou mais, com alimentação complementar adequada e oportuna.

A Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar – International Baby Food Action Network – (IBFAN) é uma rede formada por mais de 270 grupos de ativistas espalhados por cerca de 168 países e que atua há mais de 30 anos para a melhoria da nutrição e saúde infantis.
A IBFAN tem como objetivo coordenar os esforços de proteção ao aleitamento materno, compartilhar informações e aumentar a consciência mundial sobre a importância da amamentação e os perigos potenciais da alimentação artificial na infância. Tem como missão promover e defender o aleitamento materno e eliminar as práticas não éticas de mercadização de produtos que interferem negativamente na amamentação.

Amamentar é Amor!!! Todos juntos pela Amamentação!!!



A cantora Cláudia Leite com seu filho Davi, integrou em 2009 a Semana Mundial de Amamentação, a convite do Ministro da Saúde. Apesar de estarem completando 5 anos da campanha de incentivo à Amamentação, pelo Ministério da Saúde, em que a cantora aparece nas imagens, é a que eu mais gosto, em termos de conteúdo, orientação e arte!








REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Ministério da Saúde. Guia alimentar para crianças menores de dois anos.
Brasília; 2002.


Site: http://www.ibfan.org.br/site/Acessado em 01.08.2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário