Saúde da Mulher Grávida

Saúde da Mulher Grávida

terça-feira, 29 de julho de 2014

O Fisioterapeuta como Especialista em Saúde da Mulher

Ao prever a necessidade de integralidade nas ações de saúde voltadas à população feminina em suas necessidades ao longo do ciclo vital, o reconhecimento da necessidade do profissional fisioterapeuta com habilidades específicas na área fica também evidente. Em nível de reabilitação, o fisioterapeuta especialista em Saúde da Mulher estabelece o diagnóstico fisioterapêutico por meio de uma avaliação minuciosa e empreende condutas relacionadas com as diversas fases desse ciclo feminino nos seus aspectos ginecológicos e obstétricos. Importantes morbidades que acometem as mulheres podem ser prevenidas ou tratadas pelo fisioterapeuta. Tratamentos esses que se baseiam sempre em evidências científicas.

Conhecer o próprio corpo durante a gravidez, especialmente quanto a morfologia e ao funcionamento interno e externo dos órgãos envolvidos no processo de gestação e parto, é de fundamental importância para a eficácia do trabalho fisioterapêutico.

Contudo, a experiência tem demonstrado que tal conhecimento, essa conscientização corporal, ainda hoje, tem sido prejudicado por fatores culturais e tabus sociais criados por gerações passadas, caracterizados por repressões que causam sentimentos de vergonha e culpa. Daí a dificuldade de muitas mulheres realizarem determinados exercícios, tais como os que envolvam a musculatura do assoalho pélvico.

Diante disso, torna-se indispensável que profissionais da área da saúde - em especial os fisioterapeutas que trabalham diretamente com gestantes - que trabalham diretamente com estruturas músculo-esqueléticas. Partindo desse pressuposto, é essencial não apenas para garantir a segurança e a qualidade deste atendimento, mas também para que possa esclarecer e transmitir, com confiança, as informações que as mulheres almejam no pré-parto, parto e puerpério.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Ferreira, CHJ. Fisioterapia na saúde da mulher: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

2. Baracho, E. Fisioterapia aplicada à saúde da mulher. 5º ed. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário