Saúde da Mulher Grávida

Saúde da Mulher Grávida

domingo, 1 de março de 2015

Doulagem e Fisioterapia Peri-parto

Os serviços de Doula e de Fisioterapia no Peri-parto, consistem no acompanhamento da gestante em seu trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

Após consulta realizada entre a Doula/ Fisioterapeuta e a família, estabelecesse um plano de tratamento. A gestante começa a receber atenção e orientação voltada a fase gestacional em que se encontra. Atividade física, fortalecimento/alongamento/relaxamento do períneo, técnicas de respiração e relaxamento, melhor posição para dormir, treino de posturas e posições confortáveis para parir, bem como instruções de rotina hospitalar – se a gestante optar por um parto no hospital – e os primeiros cuidados com o bebê. O Plano de Parto evolui durante a gestação, através de um documento escrito pela própria gestante, que contem informações de como a mulher visualiza e gostaria que fossem respeitados em seu parto.
 
No momento do trabalho de parto (TP), a Doula/Fisioterapeuta acompanha a gestante ao local que ela escolheu para parir, seja um Parto Domiciliar (PD), Hospitalar (PH) ou em uma Casa de Parto.

A Doula/Fisioterapeuta cria uma estrutura especial para o TP com bolas, banco para o parto normal, rebozo para alívio das dores e relaxamento entre as contrações, sugere melhores posições para parir, ajuda nas posturas para alívio das dores durante as contrações, banho, banheira – nossa “acquadural” -, eletroterapia, massageadores de diversos formatos e materiais entre outras técnicas não-farmacológicas ou invasivas.





O atendimento Peri-parto consiste em devolver para a mulher o protagonismo. Durante o trabalho de parto, desenvolve-se o auto-conhecimento, passando por todos os estágios de forma digna, harmoniosa e respeitosa, visto que a autonomia é a chave principal para que o parto seja uma experiência prazerosa, primal e transformadora.



No Peri-parto ou durante o trabalho de parto e parto, os objetivos são:


  • Proporcionar suporte físico, apoio emocional e mental durante o trabalho de parto e parto.


  • Sugerir técnicas para o alívio das dores de forma não-farmacológica, assim como banhos, massagens, relaxamentos, técnicas de respiração, entre outras.


  • Sugerir posturas para o trabalho de parto e parto.


  • Proporcionar maior satisfação com a experiência do parto.

  • Suprir a demanda e a importância por emoção e afeto, incluindo a família ou as pessoas, que a parideira escolheu para que estivessem com ela nesse momento tão mágico e especial que é o parto.



A imagem abaixo – a minha logomarca – é o resumo do meu trabalho.
Uma gestante que escolhe a posição para parir.

Ela pari, pegando o seu bebê no momento em que ele nasce e o trazendo para o seu peito para amamentá-lo e aquecê-lo.
A primeira hora de vida do bebê, a “Hora Dourada”, o momento em que eles se olham nos olhos um do outro e se apaixonam!

A imagem traz a sensação de uma mulher parindo confortavelmente.
Uma mulher que deixa o instinto e o primal fluírem.
O parto é dela. Ela é dona do seu próprio corpo:
"Meu corpo. Minhas regras. Meu parto."








Gratidão!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário