Saúde da Mulher Grávida

Saúde da Mulher Grávida

terça-feira, 10 de março de 2015

Ahhh, que delícia, o 2º. trimestre!

Chegue e aconchegue-se!!! Harmonia, alegria, confiança, brilho e alto astral são algumas das sensações que a gestante extravasa no segundo trimestre.

“A barriga já aparece”, que legal! Todos podem ver que você está grávida. A sua luz contagia tudo e a todos!


Imagem cedida por Karina Antonelli. Gestando a Princesa Sophie!


A imagem acima é de uma grávida com 20 semanas de gestação. O abdome fica maior. O fundo do útero atinge a altura do umbigo. O futuro bebê pesa cerca de 350 gramas.

Você vai sentir alguns tremorezinhos na barriga e, quando menos se der conta, vai sentir que é o bebê mexendo! É uma emoção! Todas as gestantes – que eu tive o prazer de conversar sobre os “chutes” – amam a sensação de o bebê estar se movimentando e nadando, literalmente, dentro do útero, mais especificamente, da bolsa amniótica! O bebê sempre se movimentou, mas você só o sente a partir do segundo trimestre!

É possível saber o sexo do bebê através do Exame de Ultrassom! As imagens mostram se quem está vindo, é uma menininha ou um menininho! E, sabendo disso, as mamães – os papais também, claro! – pensam e começam a imaginar o nome do bebê, o quartinho, a decoração, o chá de bebê, o enxoval, a lista de itens essenciais para esperarem, com muito amor, a vinda de um ser humaninho!

Ainda, sobre o Ultrassom (US), nessa fase que são realizados os exames mais importantes. O primeiro US a ser realizado nesse trimestre – pode ser realizado no final do primeiro trimestre – é o Ultrassom com Translucência Nucal. O exame objetiva detectar possíveis problemas, bem como uma malformação genética, entre elas a Síndrome de Down e malformação cardíaca, a partir da medição do espaço da região da nuca do bebê, através das tabelas de referência para saber o limite máximo que essa medida pode alcançar, segundo o médico Ginecologista e Obstetra, Dr. Maurílio da Cruz Trigueiro, especialista em Ultrassom em Ginecologia e Obstetrícia, palestrante do Congresso Nacional para Mães e Gestantes – CONAMAGE. A partir de 20 semanas até 24 semanas de gestação, o segundo US a ser realizado é o Morfológico e tem a finalidade de avaliar os diversos órgãos e todas as estruturas fetais, comenta também em sua palestra o Dr. Maurílio.

Aproveitando toda a disposição que esse trimestre proporciona, e, claro a saudabilidade sua e a do bebê, podem-se iniciar atividades físicas e exercícios específicos para o período gestacional.

Os exercícios na água são muito recomendados e podem ser mantidos até o final da gestação. O ambiente aquático, além de ser muito parecido com o ambiente que o seu bebê está dentro do útero, é favorável a prevenção de inchaço – muito comum durante a gestação – facilitando e estimulando o retorno venoso. Outro benefício da imersão é a descarga do peso, proporcionando um alívio para as articulações que estão, de fato, sobrecarregadas pelo aumento do peso da gestante.


Princípios físicos da água. 
Pressão sobre um corpo flutuante com a cabeça fora da água 
e a descarga de peso em corpo imerso até o pescoço. 
Fonte: Revista Fisioterapia Brasil – volume 3 – nº 6 – nov/dez – 2002. p. 398.


A pressão hidrostática é a propriedade física mais influente da água para a paciente grávida imersa na piscina. Lembrando que a Lei de Pascal afirma que a pressão líquida é exercida igualmente em qualquer nível e pressão horizontais. Centralizando assim o fluxo sanguíneo e favorecendo mamãe e bebê. Os exercícios na água mais indicados são a hidroginástica e a hidroterapia.

A caminhada também é indicada e precisa ser realizada com alguns cuidados. Tênis e meia adequados, roupas confortáveis e que sejam exclusivas para o exercício, permitindo a transpiração livremente, visto que a gestante sente muito calor, devido à condição hormonal em que ela se encontra no período gravídico. Hoje é muito fácil achar roupas apropriadas e algumas têm proteção solar. Por falar em proteção solar, se você for caminhar ao ar livre, use e abuse do protetor solar – a proteção vale também para ambiente interno – existe o aumento dos níveis de hormônios estimuladores de melanócitos (células que produzem a melanina – pigmento da pele), estradiol e progesterona. Ahhh, que tal caminhar de chapéu? O local escolhido para a caminhada também é muito importante. Escolha um local seguro, que não a exponha a risco de queda, visto que o Hormônio Relaxina também está aumentado e as articulações estão vulneráveis. O importante da caminhada é que sejam impostos: intensidade, duração e frequência e, claro, o relaxamento ou descanso pós-caminhada.

O tratamento fisioterapêutico é indicado e os objetivos são: o alívio de dores e desconfortos, prevenção de disfunções, como as musculoesqueléticas e uroginecológicas, conscientização corporal, para que se desenvolvam o potencial dos músculos e que se tornem aptos para a exigência que a gravidez e o parto solicitam.

Dança, musculação, entre outros exercícios são indicados, desde que sejam orientados por profissional qualificado e que a grávida tenha segurança em realizá-lo e que o tenha praticado antes de engravidar. Lembrando que a gestação não é o momento para iniciar uma atividade desafiadora. A gestação por si só é uma grande e maravilhosa descoberta!

Exercícios em grupos específicos para gestantes é uma ótima escolha. A troca de informações, de experiências e de amor são enriquecedoras e trazem benefícios inúmeros para que essa fase tão mágica se torne ainda mais prazerosa e especial. 


E, ganha um colorido todo especial!!!



Imagem cedida por Karina Antonelli. Gestando a Princesa Sophie!




Atenção para os sinais de alerta e interrupção dos exercícios: sangramento vaginal, dispnéia (falta de ar) antes do esforço, cefaléia (dor de cabeça), dor no peito, fadiga muscular, contrações uterinas rítmicas antes de 38 semanas – considerado trabalho de parto Pré-termo – diminuição dos movimentos fetais, perda de líquido amniótico e sintomas de hipoglicemia, tais como náuseas e tonturas.



Hoje tem participação especial aqui no Blog!!!  Karina Antonelli. Ahhh, que Mulher doce, especial, amorosa, meiga e cheia de Vida! Bióloga por formação, atualmente é Sócia-proprietária do Bar e Restaurante Empório São Lourenço. Apaixonada e casada com Ronaldo Kamiya e Mãe da Princesa Sophie, hoje com 7 meses. Sophie nasceu de parto natural ao lado de seu papai e a experiência foi transformadora para todos! Uma família linda de ver e viver! Não esquecendo, claro, dos filhos de quatro patas, Cirilo e Ataufo! Karina nos presenteou com um depoimento sobre o que sentiu no segundo trimestre!



“Bem, agora já passou o turbilhão do trimestre anterior, enjoos, sono e mais sono e a insegurança sobre o parto.

Nesta nova fase tive a sensação de entrar em outro mundo... rssss...

Agora até meus cabelos ficaram mais bonitos e minha pele mais sedosa, meu ânimo melhorou tanto que voltei na musculação, já que foi o único remédio para melhorar a dor do meu ciático... Ufa...

Se o ânimo voltou vamos começar organizar as milhões de coisas que vem pela frente... Montagem do quarto, enxoval, chá de bebê, cadeirinha, carrinho e blá blá blá... Aproveitei para estudar e me informar muito sobre a gestação, o parto e o puerpério.

Olhando agora, meu ânimo voltou com tudo mesmo!!!

No segundo trimestre, minha barriga começou crescer e eu comecei me sentir mais grávida. Comecei até usar as filas para gestantes!!! rssss Minhas roupas começaram não entrar mais e as amigas mães começaram com os inúmeros conselhos. Até no ultrassom eu conseguia ver direitinho meu bebê, não precisava mais usar a imaginação quando o médico me mostrava isso ou aquilo... rssss

A maioria das mães neste trimestre aproveitam para viajar e comprar o enxoval, eu viajei também, mas escolhi ir para a praia... Até o xixi deu uma trégua nessa fase!!! rssss Eu e meu marido conseguimos percorrer pelo menos uns 100 km sem ter que parar... rssss

Escrevendo esse texto me deu até vontade de fazer outro bebê! " 




Imagem cedida por Karina Antonelli. Gestando a Princesa Sophie!



Minha eterna Gratidão pelo depoimento sincero, leal, divertido, leve e amoroso, pelas imagens maravilhosas que vocês puderam compartilhar aqui conosco e pelo amor e entrega de sempre! 
Amo vocês – amamos, né! – muitoooooo!!!

Muitos beijos em todos vocês cheios de amor e ocitocina!!!




Referências Bibliográficas:

1. Congresso Nacional para Mães e Gestante – CONAMAGE. http://www.conamage.com.br/palestrantescongresso Acessado em: 09 de março de 2015.

2. BARBATO MP, RODRIGUES T. Larousse da gravidez. São Paulo: Larousse do Brasil; 2003. p. 28.

3. CAROMANO FA, NOWOTNY JP. Artigo: Princípios físicos que fundamentam a hidroterapia. Revista Fisioterapia Brasil – volume 3 – nº 6 – nov/dez – 2002. p. 398.

4. RUOTI, R. G.; MORRIS, D. M.; COLE, A. J. Reabilitação aquática. São Paulo: Manole; 2000. p. 193-5.

5. Clínica Denise Steiner. Médica Dermatologista. http://www.denisesteiner.com.br/ginecologia/alteracoes_dermatologicas_gravidez.html Acessado em: 10 de março de 2015.

6. TEDESCO, JJA. A grávida: suas indagações e as dúvidas do obstetra. São Paulo: Atheneu; 1999. p. 70-1; 119.


Nenhum comentário:

Postar um comentário