Saúde da Mulher Grávida

Saúde da Mulher Grávida

quinta-feira, 5 de março de 2015

38a. semana? Mas a gravidez não durava nove meses?

O terceiro trimestre chegou! Bem-vindo, seu lindo! Paciência, espera e confiança fazem parte do final da gravidez. São muitas dúvidas, receios e incertezas. Em especial com o momento do parto. Os questionamentos mais comuns são: 
"Quando o parto vai acontecer?" 
"Que dia vou entrar em trabalho de parto?"
"As contrações vão começar na data provável do parto?"
"A minha data provável do parto é dia 10. Hoje é dia 8. Faltam dois dias!"

Não. Não é bem assim. O trabalho de parto vai começar no momento em que a mamãe e o bebê estiverem prontos, ou seja a data provável do parto é uma estimativa. O parto irá acontecer, no mínimo, dez horas depois, partindo do principio que a cada uma hora o colo do útero dilata um centímetro. São necessários dez centímetros para o bebê nascer.

O que vemos, infelizmente, mais comumente na cesárea eletiva, agendada, o parto acontecer na trigésima oitava semana.



Imagem do aplicativo "Mundo Ovo" e "Alô Mamãe". Disponível na loja App Store.



"Pois é, bebê! A gestação dura até 42 semanas."



Se o bebê nascer antes de 38 semanas, ele é considerado prematuro, ou seja, Pré-termo. O bebe nascendo entre 38 e 42 semanas, Termo. E, se ele nascer depois das 42 semanas, Pós-termo.

A data provável do parto (DPP) é calculada a partir da data da última menstruação (DUM). Quando esse cálculo acontece, são contabilizadas 40 semanas. Dessa forma, podemos concluir que a DPP é uma estimativa e o parto pode acontecer 2 semanas antes ou até 2 semanas depois da data prevista. Através do exame de ultrasson (US) também é possível obter o cálculo da DPP, e, também são contabilizadas 40 semanas.

A DPP por ser uma estimativa para a data em que o parto irá acontecer, os estudos indicam que 97% das DPP's falham, gerando muitas vezes medo e insegurança para a gestante. Dessa forma, é importante frisar que o bebê pode nascer antes ou depois. Apenas 3% das mulheres têm seus filhos na data que foi calculada através da DUM. Eu mesma atendi apenas uma paciente de quem o parto aconteceu na data calculada através da data da última menstruação!



Gostaria de indicar o endereço eletrônico de uma Blogueira linda e especial, a Ana. 
Em seu Blog tem uma calculadora para a DPP! Melhor do que isso, a calculadora da Aninha, ainda calcula o seu próximo ciclo menstrual e o seu próximo período fértil, para as mulheres que não querem engravidar, ainda não engravidaram ou estão planejando a gravidez! 
Vale a pena conferir!!!




Clique no link abaixo para acessar a Calculadora de Ovulação e Gravidez:


E eu, como cidadã e profissional, continuo querendo e me empenhando em mudar o mundo, através de partos dignos, respeitosos, amorosos e cheios de ocitocina!!!
Muitos beijos em todos vocês cheios de amor!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário