segunda-feira, 6 de julho de 2015

Você vai fazer o quê com a sua placenta?

Placenta. Imagem: Além D'Olhar Fotografia. Parto Pélvico da Mariana

A placenta é um órgão temporário, muito especial e que nutre a vida! A vida do seu bebê! Muitas mulheres desejam dar um destino digno para esse órgão tão maravilhoso e mágico! Uma infinidade de rituais podem ser adotados com a placenta.
Placenta Educativa. Arquivo Pessoal

No oriente, por exemplo, mais especificamente no Laos, no Sudeste Asiático, a placenta é colocada dentro de um bambu e a família sai à procura de uma árvore grande e deixam o bambu ao lado dessa árvore, pedindo proteção para o bebê. Se a família almeja inteligência para o bebê, ela atira o bambu com a placenta dentro de algum rio ou água corrente!
Bambu e Água Corrente. Imagem: Internet

Você pode plantar a placenta em um local que você visite sempre e fazer um ritual para plantá-la! Em nossa "selva de pedra" você pode plantar em um vaso de folhas dentro da sua casa! Nesse caso, logo após o nascimento da placenta, colocá-la dentro de um saco de plástico e guardá-la dentro de um pote, para o transporte da mesma. Envolva o pote em outro saco plástico e escreva “Placenta”. Guarde na geladeira se for plantá-la no dia seguinte do seu parto. Se for plantar em outra ocasião, mantenha o pote dentro do freezer, para uma melhor conservação.
Vaso Plantado. Arquivo Pessoal

Você também pode fazer um carimbo ou uma impressão, simbolizando a árvore da vida! Nesse caso, o carimbo deve ser feito imediatamente após o nascimento do seu bebê. Isso é feito em um papel A3 bem poroso! A placenta deve ser posicionada da maneira de você achar mais linda, em cima de uma superfície plana e em seguida cobrí-la com o papel para que a placenta fique carimbada ou impressa no papel. Depois você poderá enquadrá-la e pendurá-la, por exemplo, no quarto do seu bebê!
Placenta carimbada ou impressa. Imagem: Internet

Placenta carimbada ou impressa. Imagem Internet

Placenta carimbada ou impressa. Imagem Internet

Você pode tomá-la em um suco batido com laranja logo após o parto.
Também, podem-se fazer cápsulas, para fins medicinais.
Cápsulas da Placenta. Imagem: Internet

Pode-se também fazer a tintura da placenta. O seu uso é um medicamento vitalício para o bebê. Reconhecendo o poder medicinal da placenta, ter uma tintura feita da própria placenta seria como ter uma poção mágica para o bebê e também pode ser usado pela mãe, para se restabelecer fisiologicamente, emocionalmente e mentalmente após o parto. Uma curiosidade: A tintura também pode ser usada por qualquer pessoa, pois as propriedades da placenta atuam em todos os organismos, sendo um ótimo remédio para lidar com questões de abandono, fraquezas, falta de nutrição (física, emocional, maternal/familiar), depressão, problemas espirituais, psíquicos, medos, ansiedade, entre outras enfermidades.
Como fazer uma tintura da placenta:
Adicione uma parte de placenta para nove partes de conhaque. Exemplo: 1 colher de chá de placenta para 9 colheres de chá de conhaque;
Deixe curar por no mínimo três dias. Esse procedimento de cura deve ser feito em um frasco de vidro escuro ou uma garrafa coberta em lugar frio e escuro.
Pegue 1 parte desta mistura e adicione a 99 partes de conhaque. Exemplo: 2 ml da mistura mais 198 ml de conhaque.
Pode-se então descartar a mistura original, a primeira.
Coloque a nova mistura em um frasco de vidro bem fechado e bata firmemente contra a palma da sua mão 100 vezes, se concentrando na tarefa.
Deste procedimento nasce a tintura mãe de 200ml.
Guardar em um frasco de vidro escuro, em um local fresco.
Tintura da Placenta. Imagem: Internet

Você deve avaliar e planejar antes do seu parto o que você deseja fazer com a sua placenta. Essa informação deve constar no Plano de Parto. Para que ela não seja dispensada no momento do seu nascimento - dequitação - a última fase do trabalho de parto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário