sexta-feira, 3 de julho de 2015

A Pelve Materna e o Nascimento do Bebê

A pelve é o suporte ósseo do períneo. Essa estrutura envolve quase totalmente as vísceras e os músculos do períneo. A pelve move-se discretamente sobre si mesma e em relação aos ossos adjacentes. Durante esses movimentos, a pelve modifica um pouco a sua forma e esses dados são muito importantes - forma da pelve e adaptalidade discreta - para a boa compreensão da disposição e do funcionamento de períneo, particularmente durante o parto! Pode-se notar o círculo em cima da pelve e imaginar a cabecinha do bebê passando por essa estrutura chamada "Estreito Superior".

Pelve Óssea. Imagem: O Períneo Feminino e o Parto



No interior da pelve, são descritas várias zonas-limite, as quais são denominadas "Estreitos". Essas zonas são reconhecidas em todas as pelves, com variações individuais em cada mulher. Essas variações são da ordem de tamanho e forma. À capacidade dos estreitos não tem necessariamente uma relação com a forma geral da pelve. Existem pelves com asas ilíacas largas, o que faz com que a pelve pareça grande e um estreito superior pequeno. O inverso também ocorre. Da mesma forma, o tamanho do estreito superior não tem uma relação com as formas exteriores do corpo. É falso crer que, por exemplo, uma mulher com quadris largos possui necessariamente uma pelve com dimensões favoráveis para o #parto ou vice-versa.

 Losango pequeno laranjaO estreito superior é a primeira passagem óssea materna que o bebê deve ultrapassar. Assim diz-se que ele encaixa na pelve.
 Losango pequeno laranjaO estreito médio, um canal mais estreito ainda, no momento do parto é uma passagem importante, pois é onde ocorrem as rotações da cabeça do bebê e que precedem a liberação final. A cabeça entra em contato com os primeiros músculos profundos do assoalho pélvico - músculos que sustentam as vísceras, nos caso da mulher: bexiga (sistema urinário), útero (sistema reprodutor), reto (sistema digestivo) - fixados sobre o perímetro do estreito médio, que vão orientar a sua posição.
 Losango pequeno laranjao estreito inferior é a última estrutura óssea que deve ser ultrapassada pelo bebê. É nessa passagem que a criança aparece. 
No momento do parto pode ocorrer uma báscula do cóccix para trás - retropulsão - aumentando o diâmetro desse estreito. A via formada pela sucessão de estreitos é chamada "Escavação Pélvica". Na hora do parto, é o conjunto de passagens ósseas que o bebê deve ultrapassar e é importante salientar que não é uma via reta e sim um túnel curvo.

Estreitos da Pelve Óssea. Imagem: O Períneo Feminino e o Parto



Os ossos da pelve articulam-se entre si. Posteriormente, o sacro se articula com os ossos Ílios e é chamada articulação Sacroilíaca. Anteriormente, os dois púbis são unidos por uma fibrocartilagem espessa de aproximadamente um centímetro e é chama articulação Sínfise Púbica.

Naturalmente essas articulações são pouco móveis. Essa pouca mobilidade ocorre devido à forma das superfícies ósseas e a presença de inúmeros ligamentos. Por outro lado, esses discretos movimentos são importantíssimos durante a gestação, pois permite aumentar o diâmetro da pelve, promovendo um afastamento dos ossos. Isso só é possível pela impregnação hormonal.
No momento do parto – peri-parto – isso de torna mais importante ainda, pois favorece a passagem do bebê.
Por meio de exercícios que provoquem movimentos entre os ossos da pelve – articulações – é possível, durante a gestação, preparar-se para a intensa mobilização de pelve que ocorrerá durante o parto.
A posição de cócoras é um das posturas que deve ser realizada durante a gestação. Acocorada, movimentando a pelve para frente e para trás, de um lado para o outro e realizando pequenos círculos, promovem o afastamento dos ossos e favorece o aumento da mobilidade das articulações. Outro exercício ou postura que trabalha as articulações da pelve é o apoio de pé, em um pé só e o outro pé apoiado – pode ser o encosto de uma cadeira ou o braço de um sofá – na linha do quadril com o joelho flexionado. Essa postura deve ser mantida sem movimento por aproximadamente 10 segundos e mais 10 segundos fazendo movimentos para frente e para trás. Em seguida, trocam-se os apoios e a postura se repete, visando trabalhar as articulações sacroilíacas direita e esquerda. Esses são dois alguns dos exercícios ou posturas que devem ser realizados durante a gestação.


Articulações da Pelve Óssea. Imagem: O Períneo Feminino e o Parto



"Bebês sabem nascer." Bebê fazendo o apoio da sua própria cabeça, na sínfise púbica da pelve materna, para nascer. "Mães sabem parir." Percebam que o conjunto de passagens ósseas que o bebê deve passar, não é uma via retilínea e sim um fragmento de túnel curvo. A fisiologia perfeita e a natureza agindo no parto.


Apoio da cabeça do bebê na Sínfise Púbica Materna. Imagem: Internet



A última passagem do bebê pela estrutura óssea da pelve materna. Depois da cabeça do bebê ter passado e ter sido apoiada na sínfise púbica da pelve materna (postagem anterior) a face do bebê vira para o lado, o corpo acompanha esse movimento. É a hora dos ombros passarem pela pelve materna, um de cada vez, apoiando-se também na sínfise púbica. Em seguida todo corpinho nasce! Quando o pézinho do bebê sai, é dada a hora do nascimento do bebê!


Apoio do ombro do bebê na Sínfise Púbica Materna. Imagem: Internet


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Calais-Germain, B. O períneo feminino e o parto: elementos de anatomia e exercícios práticos. São Paulo: Ed. Manole, 2005.


2 comentários:

  1. É verdade q quando a mulher começa a se ti dor na sinfise púbica,dias antes da data do porto e provável q terá um parto normal sem sentir dor? te

    ResponderExcluir
  2. Qual articulação do corpo fetal influência no encaixe na pelve da mae

    ResponderExcluir