quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Ilustração de Períneo Íntegro

Períneo íntegro, durante e após o parto, é possível?

O períneo possui dois tipos de musculatura. O assoalho muscular pélvico é um conjunto de músculos que efetivamente formam uma espécie de assoalho. Está disposto em dois níveis: um superficial e um profundo. De modo geral, o conjunto dessa grande musculatura destina-se principalmente a sustentar as vísceras da pelve menor: a bexiga, o útero e o reto.

A camada superficial é formada por músculos fibrosos e alongados. O períneo é associado, então com a camada de pele subjacente.
A camada profunda é formada de músculos largos e espessos, denominado diafragma pélvico.

As fibras musculares estão orientadas para baixo e para fora. Esse conjunto de músculos possui a forma de quilha de barco ou uma cesta de pão.

Os músculos entrecruzam-se e circundam os três orifícios: a uretra, a vagina e o ânus e contribuem para o seu controle esfincteriano.

Esse conjunto de músculos, garantem uma dupla função:

  1. Sustentação da parte inferior do abdomem;
  2. Passagem para o exterior ou interior, a qual é tomada pela elasticidade da estrutura.

Durante a gestação, a mucosa vaginal se torna muito macia e elástica para facilitar a passagem do bebê.

Na hora do parto, os tecidos distendem como o fole de um acordeão. Dessa forma, as lacerações da vagina são pouco frequentes e superficiais, salvo se os tecidos não estiverem saudáveis.

A Fisioterapia perineal é importante para o aumento ou a manutenção da força, da resistência e do alongamento do assoalho pélvico. Exercícios de fortalecimento, relaxamento, alongamento e expulsão são adotados na fisioterapia, no período que antecede o parto - pré-parto - e são de grande valia para a saúde do períneo no momento do parto - peri-parto - e o retorno da musculatura no pós-parto. 

Para o períneo não ser traumatizado durante o parto, alguns cuidados devem ser tomados:

  1. A saída do bebê não deve ser muito rápida ou muito longa;
  2. Deve-se evitar grande número de esforços com inspiração bloqueada ou apnéia;
  3. Não deve exercer pressão manual sobre o útero, manobra de Kristeller;
Esses fatores, sobretudo, quando acumulados, podem impedir a ampliação do períneo e ser causa de lacerações e prolapsos.


Respondendo a pergunta no início da postagem:

Sim. É possível o períneo íntegro durante e após o parto.

"Um períneo bem trabalhado e preparado. Uma saída suave e sem pressa do bebê. Respeitar o tempo e o momento da grávida. São os fatores fundamentais para a boa saúde do assoalho pélvico!"



Click no link abaixo para ver o vídeo:

Fisio e Doula - Saúde da Mulher Grávida - ILUSTRAÇÃO DE PERÍNEO ÍNTEGRO




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Calais-Germain, B. O períneo feminino e o parto: elementos de anatomia e exercícios práticos. São Paulo: Ed. Manole, 2005.



Nenhum comentário:

Postar um comentário